TRABALHO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA

Instituição pesquisada:

Escola Municipal Ruy de Lima Maltez

Local:

Rua Pitangueiras, Ladeira do Galés 13-Zona Matatu

Frente da Escola

Escola Ruy de Lima Maltez comemorou 31 anos

A Escola Municipal Ruy de Lima Maltez, localizada em Brotas, comemorou no dia (27/04) 31 anos de fundação. As festividades teve início às 9 horas, na sede da instituição, quando os 300 alunos, juntamente com seus professores, participaram de bingos, fanfarras, apresentação de corais e shows musicais. "Esta comemoração foi muito importante para nós educadores, pois foi 31 anos de qualidade. Temos perspectivas de continuar mantendo o objetivo de oferecer ensino de qualidade, proposto pelo nosso fundador Ruy Lima Maltez", diz a diretora, Patrícia Nogueira.

Material de apoio para as escolas

A escola Ruy de Lima Maltez, municipalizada há dois anos, localizada na Ladeira dos Galés, em Brotas, a realidade é bem diferente da Metodista. A professora Maria das Graças Meireles disse que “Com a mudança do Governo Municipal a mudança foi drástica, tanto para o material de uso dos alunos, quanto o material de higiene e até a merenda escolar”. Ela disse que falta tudo. “Quando a escola pertencia ao Estado tínhamos uma grande quantidade de material que era utilizado pelos alunos”.Maria disse que quando falta ou atrasa a chegada do material didático, o professor sempre dá um jeito. “Trazem de casa, reciclam o que é possível e em último caso até pedem a quem pode trazer alguma coisa para compartilhar com os colegas”. A diretora da escola Municipal Ruy de Lima, preocupada com os alunos mais carentes, faz uma reserva de cadernos, lápis e borracha para distribuir a estes estudantes, para que eles não fiquem sem estudar só por causa da falta de material.

Faculdade da Cidade do Salvador

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Toque de Paz leva mensagem contra violência

Hoje (dia 29) foi um dia especial para os cerca de 180 mil alunos das escolas públicas municipais que participaram das atividades do Toque de Paz. A campanha promovida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) tem como objetivo o combate à violência dentro e fora da sala de aula.

A apresentação de palestras e brincadeiras que envolveram ainda pais e professores começou às 9 horas. No final da manhã foi realizado um ato ecumênico da SMEC, que culminou em um abraço coletivo em volta do Solar Boa Vista, onde funciona a sede do órgão.

Os alunos da Escola Municipal Ruy de Lima Maltez, localizada na Ladeira dos Galés, têm entre 4 e 10 anos de idade. Apesar de muito jovens, eles entenderam a mensagem da campanha. "Fazer a paz é não brigar, é buscar alegria e o amor, em todo lugar que a gente vá", diz o pequeno Aristóteles Bittencourt dos Santos, 7 anos. Ele participou das atividades do colégio ao lado da mãe, a dona-de-casa Lindaura Ferreira dos Santos.

Mapeamento da Instituição

11 professores
1 professor de artes
1 professor de música
5 funcionárias
4 vigilantes
298 alunos
8 salas
4 turmas de Educação Infantil -2 pela Manhã e 2 pela Tarde-----Faixa Etária de 4 a 6 anos
11 turmas de Ensino Fundamental-Manhã/Tarde------Faixa Etária de 6 a 15 anos
Sendo 2 alunos Portadores de deficiência um do 1º vespertino e outro do 3º matutino
2 computadores com impressora e xerox
Laboratório não tem por não dispor de sala
2 sanitários para os alunos-1 Masculino e 1 Feminino
1 sanitário para os funcionários
1 sanitário para professores
1 cozinha onde prepara as merendas
1 DVD
1TV
2 Aparelhos de som
Aréa descoberta de recreação

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Olá pessoal, sou Rosangela e estou pela 1 vez no Blog